Isabella Lessa
5 de junho de 2024 - 11h00
A AlmapBBDO é a agência mais eficaz do mundo, aponta o Effie Index, divugado nesta quarta-feira, 5. É a primeira vez que uma agência brasileira encabeça o ranking global, publicado anualmente pelo Effie Worldwide.
A conquista da agência é consequência do desempenho nas premiações do Effie no ano passado, quando conquistou 18 Ouros com trabalhos para dez clientes, como Heineken, Amazon, Meta, PepsiCo e Volkswagen.
Tanto no Effie Awards Brasil quanto no Effie Latam de 2023, a Almap conquistou o título de Agência do Ano, sendo que na edição brasileira a nomeação veio pelo segundo ano consecutivo.
Em março deste ano, o escritório comandado pelo CEO Filipe Bartholomeu também foi destaque no Warc Effective 100, ocupando o terceiro lugar do ranking global.
No D&AD, em maio, foi a agência nacional mais premiada, com 7 Lápis de Ouro.
Na 13ª edição do Effie Index, completam o ranking de agências as empresas Leo Burnett Dubai, em segundo lugar, McCann Worldgroup Gurugram, em terceiro, Gut Buenos Aires, em quarto, e Leo Burnett Mumbai, em quinto.
O escritório argentino da Gut encabeça a lista global das agências independentes, enquanto a operação de São Paulo, comandada pela CEO Valeria Barone, completa o top 5, na quinta posição. Também estão citadas, em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, as agências Special, de Auckland, Gres Todorchuk, de Kiev, e Valor Socios de Marcas, de Lima.
No ranking da América Latina, AlmapBBDO e Gut são nomeadas agência e agência independente do ano, respectivamente.
Pelo terceiro ano consecutivo, a AB Inbev é a primeira colocada na lista dos anunciantes mais eficazes, enquanto a Unilever recupera o segundo lugar depois de ter caído para o quarto lugar na edição anterior. O McDonald’s ocupa o quarto lugar e a PepsiCo volta a entrar para o top 5 pela primeira vez desde o Index de 2021. Na quinta posição aparece a Coca-Cola, que não figurava entre as cinco primeiras desde 2020.