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Comunicação

Publicis Groupe adquire 100% do BR Media Group

Holding torna-se acionista majoritária da empresa nacional oito meses depois de terem iniciado parceria por meio do hub PXP Creators


18 de fevereiro de 2025 - 8h00

Danilo Basso e Celso Ribeiro, fundadores do BR Media Groupe, ao lado de Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe Brasil: parceria aprofundada depois de oito meses de hub conjunto (Crédito: Divulgação)

O Publicis Groupe anuncia nesta terça-feira, 18, a aquisição do BR Media Group, empresa brasileira de marketing de influência cofundada pelo CEO Celso Ribeiro.

Com isso, a multinacional torna-se controladora de 100% da operação fundada há nove anos e que hoje, sendo detentora de uma rede de mais de 500 mil creators, é a maior empresa do segmento na América Latina.

Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que essa é uma das maiores aquisições já feitas no mercado publicitário brasileiro, mas a holding não divulgou o valor da transação.

Em julho de 2024, o Publicis Groupe deu um passo significativo no mercado de influência ao comprar a norte-americana Influential, maior empresa do setor. À época, pessoas próximas ao tema disseram que o acordo foi fechado em US$ 500 milhões.

“Estamos expandindo o que já fizemos nos Estados Unidos, ou seja, cobrindo todas as Américas nesse mercado”, afirma Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, em entrevista concedida ao Meio & Mensagem.

Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe: com aquisição, holding completa um ciclo de entregas ideal para os clientes, no que diz respeito a mídia e criatividade (Crédito: Joël Saget@AFP)

A compra ocorre depois de a holding ter iniciado, há oito meses, um modelo de parceria com a companhia que se deu por meio de um hub chamado PXP Creators by BR Media Group, cujo objetivo era o de simplificar a interlocução com os clientes na criação de projetos com influenciadores e creators.

“O marketing de influência é muito importante para o cliente e para a companhia, assim como o Brasil. Estamos fazendo esse investimento por acreditar que o País capitaneia essa disciplina. Continuaremos investindo em inovação, tecnologia e, particularmente, na conexão entre a comunidade do influenciador e a identidade que podemos mapear com a Epsilon”, detalha Sadoun.

Segundo as projeções do Publicis Groupe, o marketing de influência já cresce três vezes mais rápido que os canais de mídia tradicionais na América Latina, o que torna a aquisição do BR Media Group uma vantagem competitiva quando atrelada à Epsilon, empresa de dados do grupo.

A ‘irmã’ da Epsilon na América Latina é a Retargetly, empresa argentina adquirida pela holding em 2022 com o intuito de alavancar o alcance das entregas de dados e mídia na região.

“Essa aquisição da BR Media conclui um loop em nossa estratégia ‘Category of One’, que é sobre ter a identidade no core com um sistema de mídia integrado, capaz de ser construído no ambiente do cliente”, comenta Sadoun.

No relatório financeiro divulgado pela companhia este mês, o continente latino é o que obteve o crescimento mais expressivo no quarto trimestre e no ano como um todo, registrando altas de 30,3% e 22,9%, respectivamente, em receita orgânica.

Com a aquisição, Celso Ribeiro continua à frente da BR Media como CEO e a empresa segue operando de maneira independente, com o mesmo time, agora dentro do Publicis Groupe, mas com a possibilidade de trabalhar com clientes de fora da holding e, inclusive, com outros grupos de comunicação.

“Essa parceria se iniciou como um teste, mas rapidamente conseguimos entrar no momento certo das campanhas e o grupo conseguiu ter um serviço que é muito difícil de se ter dentro de casa. Em oito meses de parceria, faturamos 15 vezes o que faturamos no ano anterior. Porque conseguimos mostrar de maneira muito prática um trabalho com olhar social-first”, diz Ribeiro.

No ano passado, a BR Media foi vencedora do Caboré na categoria Serviço de Marketing.

Segundo Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil, a disciplina de influência sempre foi deixada por último nos planos de estratégia de comunicação, o que fazia com que as campanhas não conseguissem atingir a consistência necessária.

“Agora começamos com dados e pensamento estratégico para que quando o trabalho for para a rua, tudo esteja conectado. Hoje, conseguimos dizer ao cliente o que funcionou e o que não funcionou, exatamente em cada parte”, explica a executiva.

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