Mídia digital recebe R$ 37,9 bilhões em 2024
Setor de eletrônicos e informática é o que destina a maior verba do seu orçamento para a mídia digial, segundo dados do Digital AdSpend 2025
Mídia digital recebe R$ 37,9 bilhões em 2024
BuscarMídia digital recebe R$ 37,9 bilhões em 2024
BuscarSetor de eletrônicos e informática é o que destina a maior verba do seu orçamento para a mídia digial, segundo dados do Digital AdSpend 2025
Meio & Mensagem
28 de abril de 2025 - 6h00
Em 2024, as marcas investiram R$ 37,9 bilhões em mídia digital. O dado, apresentado no Digital AdSpend 2025, estudo realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, revela um crescimento de 8% da verba destinada ao digital em relação a 2023, quando somou R$ 35 bilhões.
Setor de apostas e jogos ampliou o investimento em 192% (Crédito: Chunyawut Stock/Shutterstock)
O estudo começou a ser publicado em 2020. Desde então, o investimento em mídia digital cresceu 60%, com uma média de 7 a 8% desde 2021. O aporte foi maior no último trimestre, mas houve maior crescimento no terceiro trimestre, devido às transmissões dos Jogos Olímpicos, afirma o IAB.
O levantamento acredita que um terço do investimento digital é feito diretamente pelos anunciantes. Porém, a grande maioria (67%) é feita via agências. Quase 70% da aquisição é via plataformas de programática.
O mobile concentrou 74% do investimento, enquanto desktop, 26%. Dentre os formatos, vídeo recebeu 42% da verba. Imagem recebeu 30% e buscas ficaram com 28%.
As redes sociais se destacaram nos canais, com 53% do share. Buscas repetiu o share de 28%, enquanto portais e verticais representaram 19%. O estudo estima que R$ 3,5 bilhões tenham sido destinados à retail media, revelando uma alta de 41% em relação ao ano anterior.
O setor de eletrônicos e informática é o que destina a maior verba para a mídia digital, cerca de 76% do seu orçamento em mídia. Em seguida, estão: vestuário (71%), educação (62%), escritório (59%), agropecuária (58%), viagem e turismo (57%), pet (55%), comércio (50%) e serviços (50%).
O setor que mais aumentou seu investimento foi o de jogos e apostas. O relatório aponta um crescimento de 192%. Educação ampliou seu aporte em 43%. Outros aumentos foram registrados em: automotivo (33%), serviços (32%), administração pública (31%), eletrônicos (30%), viagem e turismo (14%), vestuário (12%), comércio (12%) e financeiro (12%).
Os que apresentaram retração de investimentos foram: bebidas (27%), mídia (20%), alimentos (12%), beleza (12%) e telecom (3%).
Compartilhe
Veja também
Globo comercializa todas as cotas para a transmissão de Lady Gaga
Corona, Santander, 99, C&A e Zé Delivery, Absolut, Deezer e Dove são as marcas parceiras do projeto
Troféu Imprensa chega à 55ª edição no SBT e vai para o Disney+
Primeira edição da premiação realizada após a morte de Silvio Santos terá apresentação de Patricia Abravanel e Celso Portiolli e terá transmissão também no streaming