Marca Ibope Inteligência deixa de ser usada
Fim do acordo de licenciamento com a Kantar finaliza as atividades da operação; CEO e executivos da empresa darão continuidade aos trabalhos de pesquisa em nova companhia, que leva o nome de IPEC
Fim do acordo de licenciamento com a Kantar finaliza as atividades da operação; CEO e executivos da empresa darão continuidade aos trabalhos de pesquisa em nova companhia, que leva o nome de IPEC
Bárbara Sacchitiello
26 de janeiro de 2021 - 17h37
Marca que acabou virando sinônimo de pesquisa, o Ibope encerrará as atividades de pesquisas de mercado, opinião pública e política no fim deste mês. A medida acontece por conta do término do acordo de licenciamento com a Kantar, grupo internacional que adquiriu a operação do Ibope em 2014, na época em que pertencia integralmente ao Grupo WPP.
Desde essa negociação, a operação do Ibope foi dividida: o trabalho de mensuração de audiência televisiva e pesquisas de mídia passou a ser de responsabilidade da Kantar Ibope Media, marca que segue em atividade no mercado nacional (e que pertence integralmente à Kantar). Já as demais atividades de pesquisas de opinião e de mercado seguiram com a Ibope Inteligência, empresa que deu continuidade aos trabalhos criados há quase 80 anos e administrado pela Família Montenegro.
Em comunicado, a empresa diz que, “em decorrência do processo de venda e do término do acordo de licenciamento da marca Ibope pela Kantar, a marca Ibope/Ibope Inteligência não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e política da família Montenegro.
O Ibope também diz, em comunicado, que “a excelência de seu trabalho fez com que a marca virasse símbolo de pesquisa, prestígio e credibilidade. Entrou para o dicionário, fazendo com que a marca virasse um substantivo usado largamente no vocabulário do dia-a-dia das pessoas e contribuiu significativamente para o fortalecimento das instituições democráticas do Brasil e particularmente, a de pesquisa”.
Também via comunicado, a Kantar Ibope Media reiterou que é uma empresa totalmente independente do Ibope Inteligência desde 2014 e que conserva sua marca e se mantém dedicada ao oferecimento de inteligência de mídia para as melhores tomadas de decisão, entregando a seus clientes na América Latina as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia.”
Nova marca: IPEC
Junto ao anúncio do encerramento das operações do Ibope Inteligência, a empresa comunicou que Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, e outros executivos do grupo decidiram abrir uma nova empresa para seguir com as atividades de pesquisa de mercado, de opinião e política.
A nova companhia terá o nome de Inteligência, Pesquisa e Consultoria LTDA (IPEC) e manterá, sob outro CNPJ, a mesma capacidade operacional, técnica, metodológica e de atendimento aos clientes.
A reportagem de Meio & Mensagem questionou a companhia se a Família Montenegro, proprietária do Ibope Inteligência, terá algum tipo de participação na nova companhia. A CEO, Marcia Cavallari, respondeu que “a composição societária da nova empresa está fechada e será divulgada na ocasião do lançamento oficial da IPEC.”
Compartilhe
Veja também
Como a possível divisão do Google impactaria o mercado publicitário?
Possível separação de propriedades do Google, como o Chrome, poderia prejudicar anunciantes e publishers de pequeno porte, segundo especialistas
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome