EPISÓDIO 122 •
45:01 18 de setembro de 2024 - 6h00
O Oscar tem quase um século de existência e, nesse período, somente sete mulheres foram indicadas à estatueta de melhor direção. Entre elas estão Sofia Coppola, indicada por Encontros e Desencontros, e Greta Gerwig, com Lady Bird. Este ano, Justine Triet concorreu com o filme Anatomia de uma Queda. Nesse tempo todo, somente três venceram: Kathyrin Bigelow, com Guerra ao Terror, Chloé Zhao, com Nomaland, e Jane Campion, com Ataque dos Cães.
A premiação de cinema é apenas um dos recortes que evidenciam a falta de representatividade de gênero no audiovisual. Para mudar a narrativa dessa realidade, em maio deste ano, a diretora de cena Mariana Youssef, junto a mais três sócias, Krysse Melo, Marcia Branco e Morena Koti, lançou a produtora Miss Sunshine Films, 100% formada por diretoras, como Jéssica Queiroz, Hanna Batista, Ilka Cyana e Moira Soares.
Neste episódio, Mariana e Jéssica falam sobre a presença de mulheres no audiovisual, além das possibilidades de narrativas na publicidade e no entretenimento.
Temas
podcast
audiovisual