Futebol: onde assistir aos principais campeonatos em 2025?
Com a nova divisão do Campeonato Brasileiro, mais players passam a deter os direitos de transmissão do esporte no Brasil
Futebol: onde assistir aos principais campeonatos em 2025?
BuscarFutebol: onde assistir aos principais campeonatos em 2025?
BuscarCom a nova divisão do Campeonato Brasileiro, mais players passam a deter os direitos de transmissão do esporte no Brasil
Valeria Contado
20 de dezembro de 2024 - 7h57
Atualizado em 10/01, às 18h13
O ano de 2025 será um marco na história das transmissões esportivas no Brasil, mais especificamente do futebol. A partir do início do ano, já passa a valer os novos acordos de exibição do Brasileirão firmados de acordo com a Lei do Mandante, sancionada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, em setembro de 2021.
A determinação concede ao time mandante a possibilidade de negociar a exibição daquele confronto. Para dar conta dos interesses dos clubes, em relação a comercialização desses direitos, houve uma divisão em dois grupos: a Liga Brasileira de Futebol (Libra) e a Liga Forte União (LFU) que ainda está negociando a distribuição de seus jogos.
Embora ainda não tenha um cenário 100% definido, o Brasileirão já tem alguns players garantidos para 2025. A Libra, que conta com times como Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória, optou por uma negociação concentrada.
Neste caso, todos os jogos dos mandantes serão exibidos pelos canais da Globo, na TV aberta e por assinatura.
Já a LFU, que é composta por Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Corinthians, Fortaleza, Fluminense, Internacional, Juventude Mirassol, Sport e Vasco, terá a transmissão dividida, por enquanto, entre três players.
A Record será a responsável pelas exibições da competição na TV aberta. O mesmo jogo será transmitido na CazéTV, em direitos adquiridos pelo YouTube. Por último, a Amazon é o terceiro destino dos jogos da competição. O acordo prevê que a plataforma de streaming exibirá um jogo por rodada, somando 38 partidas no ano.
Em 2024 o Brasileirão feminino foi exibido pela Globo, na TV aberta e por assinatura, além do Goat no YouTube. Se os contratos se mantiverem, os canais seguirão com a programação. No entanto, ainda não há nada confirmado.
Outra competição que seguirá no modelo pulverizado é o Campeonato Paulista. O carro-chefe da Federação Paulista de Futebol (FPF), o Paulistão masculino, está distribuído na TV aberta com Record, em um acordo válido até 2029; na TV por assinatura e streaming com a TNT Sports (e Max), e no Youtube com a CazéTV.
Além disso, o canal de Casimiro Miguel, bem como os canais do grupo Warner Bros Discovery, terão em sua grade a transmissão do Paulistão Feminino e da Copinha.
Além do Paulista, alguns dos campeonatos estaduais também já fecharam os acordos para as transmissões em 2025. O Campeonato Carioca, por exemplo, retorna à Globo após cinco anos num contrato multiplataforma. Na TV aberta, a Globo exibirá jogos para 11 estados, além do Distrito Federal e Juiz de Fora (MG). O acordo inclui, ainda, transmissões na TV paga pelos canais Sportv e Premiere. A Band, por sua vez, transmitirá o Carioca pela terceira temporada consecutiva.
O Gauchão, por sua vez, tem um acordo com a Globo, Sportv, Premiere, ge.globo e Grupo RBS, fechado por intermédio de uma negociação junto a Brax e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para a exibição das partidas da competição até 2027. Portanto, a competição estará nos canais abertos, fechados e nos sites ge.globo e GZH, com imagens.
A RICtv Record será a responsável pela exibição dos jogos do Campeonato Paranaense em 2025. O Campeonato Pernambucano, por sua vez, será exibido pela TV FPF Betnacional, pelo Goat, no YouTube, e Globo, na TV aberta.
A Copa do Nordeste, também conhecida como Lampions League, também é um dos campeonatos que está pulverizado nos canais de mídia. Além do SBT, para a praça nordestina, a Globo fechou um acordo para exibição do jogo no Premiere, no modelo de pay per view.
Já o Campeonato Mineiro, que agora terá nomes como Gabigol, Dudu e Fagner, também será transmitido pela Globo. A TV aberta terá 10 partidas em sua grade, aos sábados, a partir das 16h30, enquanto na TV por assinatura serão 12 jogos. Premiere, por sua vez, vai transmitir todos os jogos do América, do Atlético e do Cruzeiro, além de 100% da fase final da competição.
Regionalmente, a TV Globo exibirá, ainda, os campeonatos Pernambucano (também com exibição nacional pelo ge), Catarinense, Paraibano, Cearense e Mato-grossense.
A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por sua vez, transmitirá três campeonatos estaduais de futebol: Baiano, Capixaba e Paraense. As exibições serão geradas a partir das emissoras afiliadas integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A transmissão dos estádios, narração e comentários serão realizadas pelas emissoras públicas dos três estados: TVE Bahia, TVE Espírito Santo e TV Cultura do Pará.
Assim como tem acontecido nas últimas temporadas, a Globo – no canal aberto e fechado – seguirá na transmissão da Copa do Brasil, já que a empresa de mídia tem contrato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até 2026. Além da emissora, a Amazon transmite a competição pelo Prime Video.
Para as competições chanceladas pela Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), existem dois acordos em vigência. O primeiro deles é relacionado à Conmebol Libertadores, que será exibida pela Globo até 2026. A competição feminina também estava na empresa de mídia neste ano, mas ainda não foi confirmada para a próxima temporada.
A ESPN também seguirá como exibidora da busca pela Glória Eterna em seus canais lineares e no Disney+. O conglomerado de mídia transmitirá, ainda, a Conmebol Sul-americana e Conmebol Recopa Sul-americana.
A Sul-americana, seguirá com o SBT como emissora oficial de transmissão na TV aberta.
Assim como tem acontecido nas últimas temporadas, a Champions League seguirá sendo exibida pelos canais do Grupo Warner Bros Discovery, na TNT Sports e Max, no streaming, e pelo SBT na TV aberta.
A ESPN renovou o contrato com a Premier League para exibição torneio até 2028. Atualmente a empresa trabalha com modelo de exclusividade e exibe os jogos nos canais e na plataforma de streaming.
Compartilhe
Veja também
Helloo fecha parceria com Viooh
Pelo acordo com a companhia britânica, empresa de OOH poderá expandir publicidade programática internacionalmente
Esportes e Round 6 fazem Netflix ter recorde global de assinantes
Empresa registrou 18,9 milhões de novos clientes no quarto trimestre, fechando 2024 com seu maior ganho trimestral